sexta-feira, 13 de março de 2009

O Terço da Misericórdia

“«Escreve isto: Antes de vir como justo juiz, venho como Rei da Misericórdia.”» (Diário 83)

«Olha que Eu estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, Eu entrarei na sua casa e cearei com ele e ele comigo.'» Ap. 3,20

E como alcançar essa Misericórdia?

Implorando ao Pai o seu Perdão! E que melhor forma de implorar ao Pai a sua Misericórdia do que Lhe oferecendo “o Corpo e Sangue, Alma e Divindade” de seu muito amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo que deu a sua Vida na Cruz para que pudéssemos ter Vida em nós? Pode o Pai recusar um pecador arrependido?

«Disse ainda: "Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte dos bens que me corresponde.’ E o pai repartiu os bens entre os dois. Poucos dias depois, o filho mais novo, juntando tudo, partiu para uma terra longínqua e por lá esbanjou tudo quanto possuía, numa vida desregrada. Depois de gastar tudo, houve grande fome nesse país e ele começou a passar privações. Então, foi colocar-se ao serviço de um dos habitantes daquela terra, o qual o mandou para os seus campos guardar porcos. Bem desejava ele encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. E, caindo em si, disse: ‘Quantos jornaleiros de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e vou dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus jornaleiros.’ E, levantando-se, foi ter com o pai. Quando ainda estava longe, o pai viu-o e, enchendo-se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço e cobriu-o de beijos. O filho disse-lhe: ‘Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho.’ Mas o pai disse aos seus servos: ‘Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha; dai-lhe um anel para o dedo e sandálias para os pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o; vamos fazer um banquete e alegrar-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado.’ E a festa principiou." »

Lucas 15,11-24

Pode o Pai recusar o Sacríficio de Seu Filho na Cruz quando foi o Pai que nos enviou o Seu próprio filho para nos justificar?

«E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus todo o meu agrado."»

Marcos 1,11

E como implorar esta Misericórdia?

Rezando a Coroa ou Terço da Misericórdia que Jesus ensinou à Irmã Faustina em Wilno a 13-14 de Setembro de 1935:

Utilizamos o Terço comum. Em vez de meditar nos Mistérios do Rosário, meditamos na Paixão e Morte de Jesus Cristo por nós.

Iniciamos com o Sinal da Cruz e rezamos um Pai Nosso e uma Avé Maria.

Segue-se o Credo ( ou Símbolo dos Apóstolos ):

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita do Deus Pai todo-poderoso, de onde há de julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amén.


Rezamos cinco dezenas.


Nas contas grandes, em vez do Pai Nosso, dizemos:

"Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, Alma e Divindade do Vosso muito Amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos pecados de todo o mundo."

Nas contas pequenas, em vez das Avé-Marias, dizemos:

"Pela sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e de todo o mundo."

Rezamos deste modo as 5 dezenas, sem dizer o Glória ao Pai..., como no Terço a Nossa Senhora.

Depois da quinta dezena, dizemos três vezes:"Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e de todo o mundo."

E terminamos consagrando-nos a Jesus Misericordioso:

Ó Misericodiosíssimo Jesus, infinita é a Vossa Bondade e inesgotáveis os tesouros da Vossa Graça. Eu confio inteiramente na Vossa Misericórdia que está acima de todas as Vossas obras. Consagro-me a viver inteiramente no brilho esplendoroso de Graça e Amor que brotaram do Vosso Sagrado Coração na Cruz.Desejo imitar a Vossa Misericórdia praticando as obras de Misericórdia espirituais e corporais, particularmente pela conversão dos pecadores, e dando auxílio e consolação a todos os que são pobres, infelizes ou doentes. Eu me entrego totalmente à Vossa Misericórdia, para que cuideis de mim como Vossa pertença e Vossa Glória. Tudo receio da minha fraqueza, mas tudo espero da Vossa Misericórdia. Fazei que toda a humanidade conheça o abismo insondável da Vossa Misericórdia e ponha toda a sua confiança em Vós e Vos adore para sempre. Amén.

“As almas que rezarem esta Coroa serão envolvidas pela Minha Misericórdia, durante a sua vida e, de modo particular, na hora da morte” (Diário 754)

Sem comentários: