domingo, 8 de fevereiro de 2009

A doença faz parte da experiência humana

O papa pediu esta manhã aos fiéis presentes na Praça São Pedro, uma oração por todos os enfermos, especialmente os mais graves, não auto-suficientes, que dependem dos cuidados de outras pessoas.

O Evangelho de hoje recorda uma série de curas milagrosas realizadas por Jesus. Bento XVI destacou que a experiência da cura dos doentes ocupou boa parte da missão pública de Cristo, e devemos uma vez mais refletir sobre o sentido e o valor da enfermidade, em qualquer situação o ser humano se encontre:

“Não obstante a doença faça parte da experiência humana, não conseguimos nos acostumar com ela; não apenas porque às vezes ela se torna árdua, grave, mas essencialmente porque somos feitos para a vida”.

“Quando somos provados pelo mal e nossas orações parecem ser vãs – disse ainda o pontífice – surge em nós a dúvida; e angustiados, nos questionamos sobre a vontade de Deus. E encontramos no Evangelho a resposta a esta pergunta:

“Jesus não deixa dúvidas: Deus, do qual Ele mesmo nos revelou o rosto, é o Deus da vida, que nos liberta de todos os males. O sinal desta sua força de amor são as curas que realiza, demonstrando assim que o Reino de Deus está próximo e restituindo homens e mulheres à sua plena integridade, de espírito e de corpo. Assim, entendemos porque sua pregação e as curas que realiza estão sempre juntas, formando uma única mensagem de esperança e salvação”.

Texto transcrito de http://www.radiovaticana.org

Sem comentários: