segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Recebe o Menino em tua casa



Por essa altura, o imperador Augusto deu ordem para se fazer o recenseamento de toda a população do Império Romano. Este primeiro recenseamento fez-se quando Quirino era governador da Síria. Todos iam inscrever-se, cada um na sua cidade. Por isso, José partiu de Nazaré, na província da Galileia, e foi para Belém, na província da Judeia, onde tinha nascido o rei David. Como José era descendente de David, foi lá inscrever-se com Maria, sua mulher,que estava grávida. Enquanto estavam em Belém chegou o momento de Maria dar à luz. Nasceu-lhe então o menino, que era o seu primeiro filho. Envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura, por não conseguirem arranjar lugar em casa. Naquela região havia pastores que passavam a noite no campo, guardando os rebanhos. Apareceu-lhes um anjo, e a luz gloriosa do Senhor envolveu-os. Ficaram muito assustados, mas o anjo disse-lhes: "Não tenham medo! Venho aqui trazer-vos uma boa nova, que será motivo de grande alegria para vocês e para todo o povo. Pois nasceu hoje, na cidade de David, o vosso Salvador,que é Cristo, o Senhor! Poderão reconhecê-lo assim: encontrarão o menino envolvido em panos e deitado numa manjedoura.

Lucas 2, 1-12
"...por não conseguirem arranjar lugar em casa..." há 2000 anos, Deus fez-se menino, ser débil e frágil por Amor a cada um de nós e não houve quem o recebe-se em casa. Mas esta vinda de Deus ao mundo não se encontra encerrada naquele momento da história. Deus vem todos os dias ao mundo saibamos pois acolhê-Lo na nossa casa, no nosso coração para que não aconteça o que há 2000 anos aconteceu "...por não conseguirem arranjar lugar em casa..."

Um Santo e Feliz Natal para todos na Paz de Cristo,

Peregrino no Caminho da Luz


quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

A Humildade e Fé de S. José

Quanto a Jesus Cristo, a sua origem foi assim: Maria, sua mãe, tinha o casamento tratado com José; mas, antes de se casarem, achou-se grávida pelo poder do Espírito Santo. José, seu noivo, homem justo, não a queria acusar publicamente. Por isso pensou deixá-la sem dizer nada. Andava ele a pensar nisto, quando lhe apareceu num sonho um anjo de Deus e lhe disse: "José, descendente de David, não tenhas medo de casar com Maria, pois o que nela se gerou foi pelo poder do Espírito Santo. Ela vai dar a luz um filho, e tu vais pôr-lhe o nome de Jesus (Salvador), pois ele salvará o seu povo dos pecados." Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "A virgem ficara grávida e dará a luz um filho que se há-de chamar Emanuel". Quando José acordou, fez como o anjo lhe tinha mandado: recebeu Maria por esposa.

Mateus 1, 18-24

Perante uma notícia tão incrível para aquele tempo José pensa unicamente em sair de cena, sem acusar ninguém, sem alarde, sem recriminações. Tenho tanto a aprender com este José atento e humilde.


Gostei tanto desta reflexão publicada em www.sacredspace.ie/pt que decidi publicá-la aqui sem lhe acrescentar seja o que for.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

São João da Cruz



São João da Cruz foi um dos santos mais desconcertantes e ao mesmo tempo mais transparentes da mística moderna. Grande mestre da vida espiritual, transformou todas as cruzes em meios de santificação para si e para os irmãos.
Três coisas pediu e recebeu de Deus: primeiro, dar-lhe força para trabalhar e sofrer muito; segundo: não o fazer sair deste mundo como superior de uma comunidade; e terceiro: deixá-lo morrer desprezado e escarnecido pelos homens. Pregador, místico, escritor e poeta, João da Cruz faleceu após uma penosíssima enfermidade, em 1591 com 49 anos de idade.
O Papa Pio XI o declarou Doutor da Igreja.
Dele, disse Santa Teresinha do Menino Jesus: " Ah! Quantas luzes não extraí das obras do Nosso Pai S.João da Cruz! Na idade de 17 e 18 anos, não tinha outro alimento espiritual"
Manuscrito A da Autobiografia de Sta Teresinha
É celebrado a 14 de Dezembro.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Fica Senhor!

Fica, Senhor, comigo, porque é necessária a tua presença para não Te ofender.
Tu sabes como facilmente Te abandono.
Fica, Senhor, comigo, porque Tu és a minha vida e sem Ti esmoreço no fervor.
Fica, Senhor, comigo, porque Tu és a minha Luz e sem Ti permaneço nas trevas.
Fica, Senhor, comigo, para me dares a conhecer a Tua vontade.
Fica, Senhor, comigo, para que ouça a Tua voz e Te siga.
Fica, Senhor, comigo, se queres que Te seja fiel.
Fica, Senhor, comigo, pois embora a minha alma seja muito pobrezinha, deseja ser para Ti um lugar de consolação, um recanto de amor;
Fica, Senhor, comigo, pois é tarde e o dia está a declinar, passa a vida, aproximam-se a morte, o juízo e a eternidade, e é necessário redobrar as minhas forças, para que não desfaleça no caminho e para tanto preciso de Ti. Faz-se tarde e avizinha-se a morte!...Afligem-me as trevas, as tentações, as securas, as penas e as cruzes, e... tenho necessidade de Ti nesta noite de exílio;
Fica, Senhor, comigo, porque nesta noite de exílio preciso de Ti: que eu Te conheça, Senhor, como os teus discípulos ao partir do pão, e que a união eucarística seja a luz que dissipe as minhas trevas, a força que me sustente e a única felicidade do meu coração.
Fica, Senhor, comigo, pois quando chegar a morte quero estar unido a Ti, se não poder ser de modo sacramental pela Sagrada Comunhão, ao menos pela Graça e pelo Amor.
Fica, Jesus, comigo. Não Te peço a tua divina consolação pois não a mereço, mas o dom da tua Presença Santíssima.
Fica, Senhor, comigo. Só Te procuro a Ti, o Teu Amor, a Tua Vontade, o Teu Coração, o Teu Espírito, porque Te amo e não Te peço outra recompensa além do aumento deste amor, amor sólido e prático: - amar-Te de todo o coração na terra para continuar a amar-Te perfeitamente por toda a eternidade.

Pe Pio

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Precisamos aprender a ser filhos

Hoje partilho este pequeno artigo que li na internet e que pela sua simplicidade e beleza sugiro a outros que o leiam:

Em muitas situações de sofrimento e de angústia chegamos a dizer que Deus nos abandonou. Ainda que nos precipitemos e nos afastemos, o Senhor nunca se esquecerá de nós. Deus não nos escolhe pelo que fazemos. Deus sempre acredita em você, sempre acreditou e sempre continuará acreditando!

Que prova maior preciso ter do amor de Deus senão a minha própria vida?

Arrisco dizer que existe algo que é impossível para Deus: deixar de nos amar, nos perdoar e nos acolher!

leia o resto em http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=7772